sábado, 1 de janeiro de 2011

Scutigera coleoptrata, a incrível caçadora noturna

Esta é Scutigera coleoptrata ou centopéia caseira,ao contrário dos insetos e aranhas,as centopéias não podem fechar os espiráculos de seu sistema respiratório para evitar a dessecação em condições de seca, então eles precisam de umidade, assim como o calor para serem ativas. É um predador noturno de pequenos artrópodes, incluindo baratas, traças, moscas, grilos, e aranhas. Os adultos são extremamente rápidos: eles podem correr até 16 polegadas por segundo.
Todas as centopéias subjugam suas presas com um veneno citotóxico (designação das substâncias que destroem as células vivas), injetado através de membros modificados (garras de veneno) que começam logo atrás da cabeça. Assim, o envenenamento tecnicamente ocorre por meio de picadas, em vez de mordidas.
Nos seres humanos uma picada forte pode causar um vergão inchado doloroso, como a picada de uma vespa ou uma abelha, você pode imaginar o quão rapidamente o veneno é letal sobre os organismos em miniatura das presas deste inseto. Na verdade, as centopéias caseiras são agentes de controle de pragas útil para se ter em casa. (Os seres humanos raramente são envenenados por estas centopéias, e picadas é geralmente o resultado de uma má sorte ou um comportamento estúpido.)
As Scutigera coleoptrata aparentemente surgiram no sul da Europa, mas foram introduzidas acidentalmente na América tropical por volta do século 18. Com a ajuda dos transportes, as espécies progressivamente avançaram em direção ao norte. Sua presença foi notada na Pensilvânia, em meados do século 19, e em 1890 tinha chegado a Boston.


Fonte: http://wildparty.typepad.com

16 comentários:

Elson disse...

Achei uma num canion na chapada diamantina situado a 25km da cidade.

Fotos dele:

http://img718.imageshack.us/i/inseto02.jpg/

Bruno Murai disse...

Visitem meu blog: http://blackholemusical.blogspot.com/
Lá você encontra composições de músicas feitas pelos autores do blog e por outras pessoas (Você pode mandar sua composição para lp10000000@hotmail.com), downloads de álbuns, VSTs, VSTis, jogos e muito mais!

Se quiser fazer parceria, me adicione no msn: lp10000000@hotmail.com

Bruno Murai disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andy ♪ disse...

Qual o tamanho aproximado desta centopeia?

Unknown disse...

Na boa? Então eu prefiro que minha casa tenha pequenos insetos ao invés dessa aberração ai

Julio Teixeira disse...

Acabei de encontrar um em um pallet no armazém da empresa que trabalho, aqui em Sete Lagoas/MG, tem +/- 5cm e é realmente muito diferente, e ele é muito ágil. Está vivo e está num recipiente seguro. Não sei o que fazer com o bicho, alguém tem alguma sugestão.

spfc disse...

Colocar em um recipiente de vidro e colocá-lo em uma mata próxima, ou até mesmo mata-lo, pois o mesmo não faz parte da fauna brasileira.

Unknown disse...

Encontro na minha casa uma assim fiquei desesperada pois tenho uma cruacri de 3abos e eu tenho pavor desses bicho e tenho medo de ser picado e até msm minha filha e tenho medo de que tenha mais o que faço ?

Unknown disse...

E se eu acha dentro das minhas roupas íntimas eu devo lavar todas elas?

Unknown disse...

Eu não aguento mais encontrar esse inseto dentro da minha casa, já tenho pavô. Tenho medo dele me picar tenho medo de picar meus cães. Oque faço? Minha casa é tão limpinha! Não tenho nada de lixo acumulado.

Val disse...

Elas são realmente muito feias
Parecem algo aquático, aqui no Ceará chamam de piolho de cobra kkkkkkkkkkkkk elas realmente não fazem nada com humanos somente insetos, não importa se a casa está limpa ou não elas vão por causa da humidade que existe nas nossas residências. Eu acabei de encontrar uma aqui essa feiosa kkk

Unknown disse...

Creci com medo desse inseto, na fazenda de minha vovozinha tinha muito delas e ela matava todas dizendo que era muito venenosa.

Unknown disse...

Aqui em Barcarena no Pará tem pra juntar de quilos kkkkkkk....

Unknown disse...

Na minha casa na Paula tem 🤡

Unknown disse...

Encontrei uma no bmheiro

Unknown disse...

Eu Desenhando e minha irmão me gritou ,quando fui ver uma centopeia na pia .tive que matar a centopéia pra minha irmã ficar calma, ela te fobia de insetos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...