segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Você sabe qual inseto com a maior geração de luz?

O inseto mais brilhante, com a maior biolumenescência no Mundo não é um vaga-lume, na verdade é uma espécie de escaravelho, chamado besouro de Fogo, besouro click ou Cucujo (Pyrophorus noctilucus). Este besouro tem um grande brilho de 45 millilamberts.Os besouros de fogo são encontrados em áreas tropicais das Américas, incluindo o Caribe.
Os besouros click(da família Elateridae) são assim chamados porque eles são capazes de flexionar e encaixar segmentos de seu corpo, impulsionando-se no ar e produzindo um estalido, a fim de escapar da predação.
Ao contrário dos vaga-lumes, os besouros de fogo não piscam ou variam sua bioluminescência, mas podem variar o seu brilho. Ele possui duas manchas verdes brilhando em seu pronoto (superfície superior do protórax, o primeiro segmento do tórax. Forma do pronoto muitas vezes é importante na identificação de besouros, e muitos outros grupos) e um terceiro lugar brilhante em seu abdômen que só se torna visível quando o besouro voa.



Fonte:http://fireflyforest.net

14 comentários:

Forever* disse...

Olaa
Eu queria só dizer que adorei mesmo este blog, tem conteudos muitos bons sobre o meio-ambiente, animais; plantas; reciclagem; compostagem e muitas mais coisas, me deu uma grande ajuda! Além disso tem informações importantes e alertas sobre o planeta para ser um planeta sustentavel, so tenho de agradecer a sua disponiblidade para escrever um blog tão bom como este!

Lucas M. disse...

Uma vez eu encontrei um desses em casa (tomei um puta susto da luz verde que vinha da cozinha), e fiquei fascinado com o dito cujo, até guardei ele por um tempo, mas achei que ia ser sacanagem com o coitado.

Depois de muito tempo sem saber que diabos de inseto era agora descobri :D

gustavo disse...

quando era mais novo vi um desse ao longe no mato,pensei que era um celular,aqueles antigos que tinham uma luzinha.eu chega fiquei animado.

Mitto disse...

Eu tb achei um desse, e criei ele por um tempo, uma semana mais ou menos, ele tava comendo uma planta da minha mãe, dae peguei ele com plata e tudo e pus no meu quarto, e ele ficou lá, não fugiu não o danado... UAHsudhSad aproveitou uma semana e dps n vi mais, deve ter voado pra outra planta... UAHSuHAs

pavidamu disse...

Do q ele se alimenta???plz!!

NewRdr disse...

Quando eu era pequeno, isso a muito muito tempo, vi um destes em nosso quintal durante a noite, era bem escuro, ele era grande e clareava tudo a sua volta, ele tinha três pontos de luz intensa.
Encontrei um vídeo mais parecido com o que vi, só que menor.

https://www.youtube.com/watch?v=ECt6E90Qbto

MARCELO disse...

Achei um no bairro duas vendas em sai José do rio preto ficamos facinados com o brilho intenso do besouro até gravamos um vídeo do inseto que tinha luzes de néon no corpo.depois soutamos.

MARCELO disse...

Achei um no bairro duas vendas em sai José do rio preto ficamos facinados com o brilho intenso do besouro até gravamos um vídeo do inseto que tinha luzes de néon no corpo.depois soutamos.

Aléxia Ramalho disse...

É venenoso?

Aléxia Ramalho disse...

Eu peguei em um e disseram que era venenoso, agora estou com medo. Me ajuda

Aléxia Ramalho disse...

Eu peguei em um e disseram que era venenoso, agora estou com medo. Me ajuda

Unknown disse...

Vi , apenas as 2 bolinhas verdes super
brilhantes que chamou a minha atenção
qdo toquei com um grampo , percebi que era inseto por que se mexeu. Não peguei
por que as aranhas mais coloridas, são
as mais venenosas.

Unknown disse...

Olá. Encontrei um destes está semana dentro de minha casa. Peguei com as mãos e o coloquei em uma árvore no pátio. Não tinha conhecimento sobre tal, até ler seu artigo. Muito legal. Obrigado por compartilhar conosco.

Alexsavamp@hotmail.com disse...

Encontrei um em santa maria rs peguei na mão e levei pra casa pra olhar muito lindo brilho ai soltei ele

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...